
Quando a serventia realiza uma lavratura, deve inserir nos campos do registro apenas informações conhecidas e que se refiram efetivamente ao campo preenchido. Informações como “Feto”, “Falecido”, “Desconhecido”, “Não existe”, não são dados a serem inseridos nos campos de um registro.
A consulta de Registros com Nomes com Grafia Atípica foi desenvolvida para facilitar a identificação e correção desses eventuais erros de informação pela serventia. Caso a pesquisa identifique registros com a utilização de palavras reservadas nos nomes ou de nomes com grafia atípica, a serventia deve verificar se realmente a informação foi indevida e corrigi-los, aprimorando suas práticas de trabalho no sentido de evitar que novos erros desse tipo sejam cometidos.
A função de consulta aos registros com nomes com grafia atípica está acessível através do menu “Funções da Serventia”, opção “Registros com Nomes com Grafia Atípica”. Ao acessar essa funcionalidade, o sistema apresentará a seguinte tela:
O usuário pode realizar a pesquisa somente informando os campos referentes à matrícula do registro (Acervo, Ano, Tipo de Livro, Número do Livro, Número da Folha, Número do Termo ou Dígito Verificador).
Também é possível pesquisar por período de registro e de inserção, informando data inicial e/ou data final. Para informar as datas, clicar na figura do calendário e realizar a seleção ou digitar as datas sem ponto ou barra.
A pesquisa irá considerar todos os dados informados nos filtros, sendo possível assim mesclar intervalos de datas com algum dado relativo à matrícula do registro.
A seguir, a descrição de todos os filtros disponíveis:
No campo Indicadores de Nomes, é possível selecionar o Critério de busca, entre as opções ‘E’ e ‘OU’.
A opção ‘E’ trará apenas registros que apresentem pelo menos todos os indicadores selecionados logo abaixo (outros indicadores poderão estar presentes também).
A opção ‘OU’ trará todos os registros que apresentem pelo menos um dos indicadores selecionados.
Abaixo do Critério de busca, selecionar o tipo de indicador que se deseja localizar, entre as seguintes opções:
O resultado da consulta é apresentado em tabelas separadas por tipo de registro civil (nascimento, casamento e óbito) e conforme os critérios selecionados:
Nas tabelas apresentadas, além de alguns dados básicos dos registros, é possível consultar também o tipo de indicador da pendência e o campo que lhe deu origem (o nome de qual participante do registro possui o indicador: nascido, cônjuge, falecido, filiação, declarante, etc.).
Nas últimas colunas também é possível executar algumas ações através dos ícones disponibilizados:
Na hipótese de haver registros localizados por esta funcionalidade, a serventia deverá corrigi-los, preenchendo os campos com as informações corretas (se conhecidas) ou excluindo as palavras utilizadas indevidamente, deixando os campos em branco (se desconhecidos).
Quando o cartório identificar falso-positivos (nome com indicadores de grafia atípica para os quais o cartório confirma a grafia como foi registrada), confirmando sua regularidade, poderá solicitar ao Sais de sua abrangência o tratamento desses indicadores, de forma que eles não sejam mais exibidos para aquele registro.
Por exemplo, caso o nome realmente seja composto por palavras duplicadas (como Joana Silva Silva), não se trata de uso indevido. Assim, uma vez tratados todos os indicadores de nome com grafia atípica, o Sirc deixará de apontar o registro na funcionalidade “Registros com Nomes com Grafia Atípica”.
Ao clicar no botão “Detalhar”, serão exibidos os dados básicos do registro, com as opções para consulta e alteração (botões localizados ao lado da matrícula).
No quadro “Tratamento de Indicadores”, será possível visualizar os nomes que estão com indicadores e o status dos seus tratamentos, além de efetivar o tratamento ou removê-lo.
Tratar, equivale a informar ao Sirc que aquele nome foi verificado pelo cartório, que confirmou estar correto. Já a remoção do tratamento, pode ser utilizada para voltar ao status de pendente, no caso de tratamentos indevidos.
Por fim, no quadro “Dados do Tratamento/Remoção”, será possível verificar os dados da última ação sobre os indicadores: tratamento, remoção ou edição do registro.
É possível verificar no exemplo acima que apenas o nome da Filiação 2 (nome com 15 ou mais caracteres) foi tratado. Significa que, agora, o Sirc considera esse nome correto.
Obs.: O registro em questão somente deixará de ser exibido na consulta a Registros com Nomes com Grafia Atípica, na situação “Pendente”, quando todos os indicadores forem tratados ou corrigidos.