Para atribuir Gestão e/ou Autorizações de Acesso a usuários internos, o INSS segue a hierarquia de delegações definida atualmente pela Portaria nº 720/2020 INSS/DIRBEN (alterada). O Fluxograma (Anexo IV) da referida Portaria detalha todos os Sistemas e Subsistemas a serem atribuído conforme cada nível.
Em caso de troca de área no INSS, demissão ou aposentadoria de servidores, deve-se encerrar a autorização de acesso e a gestão concedidas a esses antigos usuários. Para encerrar a gestão e/ou autorização de acesso de um usuário, o Gestor de Acesso (usuário INSS) deve acessar o GPA, no GERID, clicar em “Autorizações de Acesso” no menu “Atribuições”, indicar o Sistema, Subsistema e o respectivo usuário (nome.sobrenome ou CPF), e filtrar. Em seguida, selecionar o papel/usuário que deseja modificar e clicar em “Alterar”. Por fim, alterar a “Data de Validade” para a data seguinte à data da realização desse procedimento, e desmarcar o dia da semana da realização desta alteração.
As autorizações de acesso e gestão são atribuídas aos usuários internos através do módulo de Gerenciamento de Permissões e Acessos (GPA) do Sistema de Gerenciamento de Identidade (Gerid).
Ao usuário do INSS, é permitido atualmente somente o acesso via Certificado Digital, que deve ser do tipo A3, atendendo aos requisitos da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
Ao acessar o GPA, será solicitado um código numérico de 6 dígitos. Para obtê-lo, o servidor deve instalar o Aplicativo do Google Authenticator em seu celular, seguindo as orientações do Guia para Utilização de Duplo Fator de Autenticação no Gerid.
Para atribuir a autorização de acesso ao SIRC ou ao GID a um usuário interno, o servidor deve, no GPA, ir em Atribuições | Atribuições de Acesso.
Caso o usuário para o qual se deseja atribuir acesso já conste no sistema, poderá ser localizado por CPF ou nome.sobrenome (parte que antecede o @ do e-mail cadastrado).
Caso o usuário não seja localizado (não possua cadastro prévio), ou retorne com papel diverso daquele a ser atribuído, deve-se utilizar o botão Novo, preenchendo-se todos os campos apresentados, que são obrigatórios, e em seguida o botão Confirmar.
Para atribuir gestão de acesso ao SIRC ou ao GID a um usuário interno, o servidor deve, no GPA, ir em Atribuições | Atribuir Gestão.
Ao conceder a gestão de acesso a um usuário interno, permite-se que esse usuário acesse o GPA e conceda autorizações de acesso aos sistemas/subsistemas atribuídos a outros usuários internos ou de cartórios.
Caso o usuário para o qual se deseja atribuir gestão de acesso já conste no sistema, poderá ser localizado por CPF ou nome.sobrenome (parte que antecede o @ do e-mail cadastrado).
Caso o usuário não seja localizado (não possua cadastro prévio), ou retorne com atribuição de gestão diversa daquela a ser atribuída, deve-se utilizar o botão Novo, preenchendo-se todos os campos apresentados, que são obrigatórios, e em seguida o botão Confirmar.