A partir da versão 6.4.0, de 27/06/2017, tornou-se possível aos usuários pesquisar e gerar relatórios das matrículas que apresentaram erro quando transmitidos ao SIRC, via arquivo ou CER, e, consequentemente, não entraram na base de dados. Este relatório engloba as tentativas de operações de inserção, alteração ou exclusão de registros civis.
Significa dizer que o usuário tem a possibilidade de consultar o motivo pelo qual o sistema rejeitou o comando de inserção, alteração ou exclusão de determinados registros, se transmitidos via CER ou via arquivo de movimento.
Todas as orientações necessárias ao uso desta funcionalidade encontram-se descritas no artigo Relatórios de Movimentos com Erro do Guia do SIRC para os Cartórios (clique para ser redirecionado, em nova aba):
A única pequena diferença de uso desta funcionalidade entre o usuário do cartório e o usuário do INSS é que, para este último, o sistema exigirá pré-seleção de uma serventia, via Troca-Rápida ou pelos lista de seleção da Tela Inicial. Sem tal seleção prévia, o usuário do INSS não consegue ter acesso à funcionalidade. Já o usuário do cartório não tem outra opção a não ser a pesquisa para registros de sua própria base de dados.