Esta funcionalidade permite emitir o recibo dos movimentos das serventias por tipo de registro (filtro obrigatório), bem como por intervalos de datas da operação, datas de registro (lavratura), e por tipo de envio (Online ou Arquivo/Webservice). A emissão deste recibo possibilita às serventias certificarem se as inclusões, alterações ou exclusões efetuadas nos registros de nascimento, casamento, óbito (livro 4) e natimorto (livro 5), em determinado período, foram recepcionadas pelo SIRC. O recibo apresenta os dados da serventia, a quantidade de registros recebidos (inclusões, alterações e exclusões, incluindo as averbações, anotações e retificações), e a quantidade de declarações de inexistência.
Caso haja divergência entre a quantidade de registros enviados e a quantidade apresentada no recibo, é necessário verificar o relatório de transmissão dos arquivos para identificar possíveis erros que possam ter impedido a inserção dos registros na base do SIRC.
Todas as orientações de como utilizar esta funcionalidade encontram-se dispostas no artigo Recibo de Entrega de Registros Civis do Guia do SIRC para os Cartórios, e se aplicam integralmente ao usuário do INSS, com a única exceção de que o sistema exige do usuário do INSS prévia seleção de um código CNS (cartório), via lista de seleção da tela Inicial ou digitação do código em Troca-Rápida. A ausência de seleção impedirá o prosseguimento. Usuários de cartório não têm opção de alteração de CNS.
Para ser redirecionado ao artigo sobre esta funcionalidade do Guia do SIRC para os Cartórios clique no link abaixo: