Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Servidores #RESTRITO#

Consulta Nacional

A funcionalidade Consulta Nacional permite que tanto usuários do cartório quanto usuários do INSS realizem consultas de registros civis de qualquer tipo/livro lavrados em qualquer serventia do país, ou seja, é uma consulta ampla, a ser utilizada quando não se conhece exatamente o CNS de registro de determinada certidão, por exemplo. 

O acesso a esta funcionalidade tanto pelo servidor do INSS quanto pelo usuário do cartório dá-se através do Menu “Consultas Auxiliares” ou pelo botão de atalho “Consulta Nacional” da tela inicial, havendo apenas pequena diferença na disposição dos botões de atalho, conforme tela inicial ao servidor do INSS (acima) e aos cartórios, a seguir: 

Ao orientações de uso desta funcionalidade pelos cartórios encontram-se detalhadas no Guia do Sirc aos Cartórios, em Consulta Nacional, e se aplicam integralmente aos usuários do INSS, visto não haver nenhuma diferença entre as telas apresentadas para ambos os usuários. 

Atenção!

Na consulta a registros através da Consulta Nacional não é possível acessar eventuais versões dos registros, somente sua versão atual. 
O usuário do INSS tem a opção de, após localizar o registro via Consulta Nacional, selecionar o cartório ao qual ele pertença, e localizá-lo via Menu Registros Civis ou Funções de Serventia, para ter acesso às versões, histórico de alterações, etc. 
Já ao usuário do cartório, o acesso a versões e demais detalhes está adstrito aos registros de sua serventia (via Menu Registros Civis ou Funções de Serventia).