Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Cartórios

Enviar Arquivo de Movimento

A funcionalidade “Enviar Arquivo de Movimento” está acessível através do Menu “Transmissão de Arquivos” ou através do quadro de Atalhos da tela inicial:

Tal funcionalidade permite ao usuário a transmissão de arquivo de movimento gerado por carga, ou seja, permite o envio de registros civis agrupados num único arquivo (extensão .mrc). O layout deste arquivo, bem como especificações do mesmo, estão descritos no Manual de Recomendações Técnicas, que pode ser acessado também através do Menu Ajuda do sistema.

Acessando a funcionalidade, o usuário é encaminhado para a tela “Transmissão de Arquivos de Movimento”:

No quadro “Arquivo de Movimento”, temos:

  • Tipo de Registro: Clicar na seta e escolher entre Nascimento, Casamento ou Óbito (cada envio de arquivo pode conter somente um tipo de registro);

  • Arquivo para Transmissão: Clicar sobre o botão “Escolher arquivo” e selecionar o arquivo a ser enviado;

Clicar em “Enviar Arquivo” para efetivar a transmissão.

Como resultado, o sistema retorna o quadro “Arquivo Enviado”, com o Resumo do Processamento: quantidade de registros Inseridos, Alterados, Excluídos, Data e Hora do envio, Total de registros, Total de registros processados com sucesso, Total de Erros e Relatórios com as Matrículas dos Registros processados.

Clique em “Salvar ou Imprimir Relatório Gerado” para obter arquivo em PDF com o Relatório das operações.

Clique em “Salvar ou Imprimir Comprovante Gerado” para obter arquivo em PDF com o Comprovante das operações.

Em caso de divergência entre tipo de registro no arquivo e tipo de registro escolhido na tela, o sistema retorna a mensagem de erro:

Erro no processamento remoto do arquivo! Verificar compatibilidade entre o tipo de registro e o arquivo selecionado.

Neste caso, deve-se corrigir a informação e submeter novamente o arquivo.

Geralmente esse tipo de erro decorre do envio do arquivo constando um tipo de registro, por exemplo casamento, e na tela foi escolhido outro tipo de registro diferente do arquivo, por exemplo nascimento. Constará esse tipo de incompatibilidade e indicará o erro acima.

Outro erro comum no envio de arquivo é que não incluiu o arquivo em criptografia, ou seja, com a extensão .mrc, conforme indica no Manual de Recomendações Técnicas.

Existem três tipos de operação a serem encaminhadas pelo arquivo em conjunto com a matrícula: inserção, alteração e exclusão. Cada tipo de operação realizará a ação indicada.

Quando indicada a operação “inserção” no arquivo, essa matrícula somente entrará uma vez. Caso a mesma matrícula seja enviada novamente com a mesma operação, o sistema acusará a crítica “O registro civil não pode ser inserido no sistema. Não pode existir mais de um registro com mesma matrícula”. Nesse caso não há o que se corrigir, bastando não encaminhar a matrícula novamente, se inserida corretamente. Caso a intenção seja mandar como alteração, deverá trocar o tipo de operação no arquivo de inserção para alteração.

Nos casos de indicação de operação de “alteração” da matrícula, caso a matrícula tenha sido inserida anteriormente, o Sirc sobrepõe as informações encaminhadas anteriormente nessa nova versão indicada como alteração. Caso a matrícula ainda não tenha sido inserida no Sirc, e enviada como alteração acusará a crítica de “Registro Não Localizado”, uma vez que não há o que se alterar o que nem existe no sistema ainda. Nesse caso deve ser enviada no arquivo a matrícula com a operação “inserção”.

No envio de arquivo com indicação de operação de “exclusão”, a matrícula indicada será excluída se tiver sido inserida anteriormente. A exclusão deve ser feita apenas nos casos de matrículas com dados errados no número da matrícula. Caso seja enviada matrícula com operação de exclusão, mas que ainda não tenha sido inserida, acusará a crítica de “Registro Não Localizado”, uma vez que não há o que se excluir o que nem existe no sistema ainda. Nesse caso, se o objetivo era excluir por conter matrícula errada, não há ação uma vez que não existe no Sirc a matrícula que se pretende excluir.

Atenção!

Caso seja encaminhado um arquivo com as informações pelo cartório sem a justificativa, posteriormente a justificativa inserida (em outra versão), o Sirc sobrepõe essa informação pela que foi versão encaminhada pelo arquivo, excluindo a justificativa. Assim quando do envio de uma versão nova por qualquer meio de envio, a justificativa também deve ser encaminhada.