A funcionalidade “Enviar Arquivo de Movimento” está acessível através do Menu “Transmissão de Arquivos”.
Essa funcionalidade permite ao usuário do cartório transmitir um arquivo de movimento gerado pelo seu sistema próprio, ou seja, consegue realizar a transmissão no SIRC Web dos registros civis com a subida (upload) de um único arquivo com extensão .mrc que foi extraído do sistema próprio do cartório.
O dicionário de dados (layout) que o arquivo deve seguir, bem como especificações do mesmo, estão descritos no Manual de Recomendações Técnicas, no Portal do SIRC, ou através do Menu Ajuda do SIRC Web.
Acessando a funcionalidade, o usuário é encaminhado para a tela “Transmissão de Arquivos de Movimento”:
No quadro “Arquivo de Movimento”, temos:
Clicar em “Enviar Arquivo” para efetivar a transmissão.
Como resultado, o sistema retorna o quadro “Arquivo Enviado”, com o Resumo do Processamento: quantidade de registros Inseridos, Alterados, Excluídos, Data e Hora do envio, Total de registros, Total de registros processados com sucesso, Total de Erros e Relatórios com as Matrículas dos Registros processados.
Clique em “Salvar ou Imprimir Relatório Gerado” para obter arquivo em PDF com o Relatório das operações.
Em caso de divergência entre tipo de registro que foi indicado no arquivo e tipo de registro selecionado na tela dessa funcionalidade no SIRC Web, o sistema retorna a mensagem de erro:
Erro no processamento remoto do arquivo! Verificar compatibilidade entre o tipo de registro e o arquivo selecionado.
Neste caso, deve-se corrigir a informação e submeter novamente o arquivo com o tipo de arquivo compatível com o tipo de registro.
Esse tipo de erro geralmente ocorre quando o arquivo enviado contém um tipo de registro, como casamento, enquanto na tela do SIRC Web foi selecionado um tipo diferente, como nascimento. A incompatibilidade será identificada, resultando no erro mencionado acima.
Outro erro comum no envio de arquivos é a falta de formatação na extensão .mrc, conforme indicado no Manual de Recomendações Técnicas.
Um arquivo com a extensão .mrc é um arquivo de formato MARC (Machine-Readable Cataloging), utilizado principalmente em bibliotecas para armazenar e compartilhar dados de catalogação de itens como livros, periódicos e outros materiais. O formato MARC é padronizado para que os registros possam ser lidos e interpretados por diferentes sistemas de gerenciamento de bibliotecas.
Esse arquivo encaminhado ao SIRC Web possui dados estruturados sobre eventos de registros civis (como nascimento, casamento, óbito, etc.) em um formato que possa ser lido e processado automaticamente pelo sistema receptor.
Há três tipos de operações indicadas no arquivo, conforme descrito em sua estrutura, que são enviadas juntamente com a matrícula: inserção, alteração e exclusão. Cada tipo de operação executará a ação correspondente.
Quando a operação ‘inserção’ é indicada no arquivo, a matrícula será registrada no SIRC Web apenas uma vez. Se a mesma matrícula for enviada novamente com a mesma operação, o sistema emitirá a mensagem de erro: ‘O registro civil não pode ser inserido no sistema. Não pode existir mais de um registro com a mesma matrícula.’ Nesse caso, não há necessidade de correção; basta não reenviar a matrícula, caso ela tenha sido inserida corretamente. Se a intenção for realizar uma alteração, é necessário alterar o tipo de operação no arquivo de ‘inserção’ para ‘alteração’.
Nos casos em que a operação de ‘alteração’ da matrícula é indicada, o arquivo novo sobrepõe as informações previamente enviadas com essa nova versão. Se a matrícula ainda não tiver sido inserida no SIRC e for enviada como ‘alteração’ no arquivo, o sistema emitirá a mensagem de erro ‘Registro Não Localizado’, pois não é possível alterar algo que ainda não existe no sistema. Nesse caso, a matrícula deve ser enviada com a operação ‘inserção’.
No envio de um arquivo com a operação de ‘exclusão’, a matrícula indicada será removida se já tiver sido inserida anteriormente. A exclusão deve ser realizada apenas para matrículas com dados incorretos no número da matrícula. Se uma matrícula é enviada com a operação de ‘exclusão’, mas ainda não foi inserida, o sistema gerará a mensagem de erro ‘Registro Não Localizado‘, pois não é possível excluir um registro que ainda não existe no sistema. Nesse caso, se o objetivo era excluir uma matrícula incorreta, não será possível realizar a ação, pois a matrícula em questão ainda não está registrada no SIRC.