Sair (acesso ao menu principal)

Guia Sirc - Cartórios

Apresentação do Sistema

O Sistema Nacional de Informações de Registro Civil — Sirc — é uma base de governo que tem por finalidade captar, processar, arquivar e disponibilizar dados relativos a registros de nascimento, casamento, óbito e natimorto produzidos pelas serventias de Registro Civil das Pessoas Naturais. A partir do Sirc, essas atividades passaram a ser realizadas com o apoio de uma plataforma digital, em um fluxo que conecta os cartórios ao ambiente de governo eletrônico do Estado brasileiro. 

Além de contribuir para a erradicação de sub-registros no país, ampliando o exercício pleno da cidadania, o Sirc permite a promoção de melhorias na prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso a direitos e benefícios sociais. Além disso, proporciona redução do prejuízo ao erário no tocante à pagamento de benefícios indevidos. Os dados produzidos pelo Sistema servem como base para a elaboração, planejamento e execução de políticas públicas. 

Com a gestão integrada e com a segurança da base formada pelas informações enviadas pelos Cartórios, é possível qualificar outras bases de dados governamentais, subsidiar políticas públicas e ajudar a coibir fraudes na concessão de benefícios, além de crimes como falsificação de documentos. 

O Sirc, ao promover o aperfeiçoamento da troca de dados entre as serventias de Registro Civil de Pessoas Naturais e o Poder Público, possibilita a interoperabilidade entre os sistemas dos cartórios e diversos cadastros governamentais, padroniza os procedimentos para envio de dados pelas serventias ao Poder Executivo Federal e fomenta a realização de estudos e pesquisas voltadas ao aprimoramento dessa atividade.