Contato e Suporte às Serventias
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS presta suporte às Serventia Extrajudicial com atribuição de Registro Civil de Pessoas Naturais – RCPN sobre o Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – Sirc por meio de suas Gerências Executivas – GEX.
Essas unidades de suporte do INSS (GEX) orientam as Serventias sobre os acessos e uso do Sirc.
O suporte inclui orientação para receber autorizações de acesso e senha de acesso para envio de dados de registros civis via Sirc Web ou webservice e para gestão dos usuários do Sirc na Serventia, além de orientação sobre a operacionalização do Sirc, principalmente para o saneamento de pendências de envio de dados, a indicação de termos faltantes ou o envio de dados obrigatórios ausentes em registros enviados ao Sirc.
Os titulares e substitutos de Serventias podem contatar o INSS para tratar do Sirc através de mensagem eletrônica ou por correspondência física à Gerência Executiva do INSS.
Escolha a Superintendência Regional do INSS abaixo responsável pela Unidade Federativa (Estado) onde se localiza a Serventia para obter a lista das GEX que prestam suporte ao Sirc na região.
Superintendências Regionais (por UFs):
Dataprev
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência – Dataprev presta suporte às Serventias relacionadas a inconsistências dos sistemas como: indisponibilidade do sistema, erro de acesso após autorização do INSS, erro geral durante operação no Sirc Web, falha de envio de arquivo de movimento via webservice, erro ao tentar incluir ou dar acesso a funcionário para operacionalizar o Sirc.
O suporte ao Sirc será prestado pela Dataprev diretamente no canal de suporte (PRONTO), pronto.dataprev.gov.br/pronto, para registro de chamados conforme Manual de uso do sistema de suporte Dataprev – PRONTO, que pode ser consultado aqui.
O(A) titular ou substituto(a) do cartório que tiver dificuldade de acesso ao SDM, canal de suporte da Dataprev, deve encaminhar e-mail para atendimento.sirc@dataprev.gov.br indicando, conforme dados do sistema Justiça Aberta do CNJ: “nome completo”, “e-mail”, “CPF”, “CNS” e “telefone”.