Contato e Suporte às Serventias
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social — INSS — presta suporte às Serventias Extrajudiciais com atribuição de Registro Civil de Pessoas Naturais (RCPN), relacionado ao Sistema Nacional de Informações de Registro Civil — Sirc —, por meio de suas Gerências Executivas — GEXs.
Essas unidades de suporte do INSS (GEX) orientam as Serventias sobre os acessos e uso do Sirc.
O suporte inclui orientação para receber autorizações de acesso e senha de acesso para envio de dados de registros civis via Sirc Web ou webservice e para gestão dos usuários do Sirc na serventia, além de orientação sobre a operacionalização do Sirc, principalmente para o saneamento de pendências de envio de dados, a indicação de termos faltantes ou o envio de dados obrigatórios ausentes em registros enviados ao Sirc.
Os titulares e substitutos das serventias podem contatar o INSS para tratar a respeito do Sirc através de mensagem eletrônica ou por correspondência física à Gerência Executiva do INSS.
Escolha abaixo a Superintendência Regional do INSS responsável pela Unidade Federativa (Estado) onde se localiza a serventia, para obter a lista das GEXs que prestam suporte ao Sirc na região.
Superintendências Regionais (por UFs):
Dataprev
A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência — Dataprev — presta suporte às Serventias para situações de inconsistências dos sistemas como: indisponibilidade do sistema, erro de acesso após autorização do INSS, erro geral durante operação no Sirc Web, falha de envio de arquivo de movimento via webservice, erro ao tentar incluir ou dar acesso a funcionário para operacionalizar o Sirc.
O suporte ao Sirc será prestado pela Dataprev diretamente através do canal de suporte PRONTO (pronto.dataprev.gov.br/pronto/), devendo ser registrados os chamados conforme o Manual de uso do sistema de suporte Dataprev — PRONTO.
Titular ou substitutos dos cartórios que enfrentarem dificuldades de acesso ao PRONTO devem encaminhar e-mail para o endereço eletrônico atendimento.sirc@dataprev.gov.br, indicando, conforme dados do sistema Justiça Aberta do CNJ: “nome completo”, “e-mail”, “CPF”, “CNS” e “telefone”.
Empresas de software que desenvolvam sistemas proprietário para uso dos cartórios, com comunicação com o Sirc, podem dirimir eventuais dúvidas técnicas junto à Dataprev através do mesmo contato: atendimento.sirc@dataprev.gov.br.