Comunicado Sirc 14/2020
Publicado em 27 de outubro de 2020 e atualizado em 28 de outubro de 2021em Comunicados
Assunto: Suporte e auxílio aos Cartórios de Registros Civis.
Prezados Titulares de Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais
Visando dar maior celeridade no atendimento e no suporte aos cartórios de registros civis no auxílio ao cumprimento do envio das Informações ao Sirc, foram atualizados os contatos do INSS no Portal do Sirc (http://www.sirc.gov.br/paginas/suporte/).
Além disso, insta ressaltar a existência, no Portal, do “Guia de orientações aos cartórios sobre o sistema Sirc” que auxilia os cartórios quanto aos conceitos de operacionalização e funcionalidades do Sirc também disponível no Portal do Sirc no link abaixo
Da mesma forma, é disponibilizado um canal com a Dataprev além do telefone 0800 081 5899. Trata-se de um sistema (SDM) que o cartório pode registrar o suporte técnico nos casos de necessidade.
O SDM é o canal para acionamentos onde o cartório pode abrir a solicitação e acompanhar o seu atendimento no endereço: https://suporte.dataprev.gov.br/
Caso necessite do referido suporte à Dataprev, os Cartórios podem solicitar seu cadastro enviando e-mail para atendimento.sirc@dataprev.gov.br e informar:
Nome completo: (do Titular ou Substituto cadastrado no sistema “JUSTIÇA
ABERTA” do CNJ)
E-mail :
CPF:
CNS:
Telefone fixo/celular:
As empresas de software que atendem os sistemas dos cartórios também possuem acesso ao referido suporte. Algumas inclusive já se encontram devidamente cadastradas, conforme indicações pelas próprias empresas.
Ressaltamos que as Gerências-Executivas do INSS de abrangência do cartório tratam de assuntos tais como renovação de senha, operacionalização e pendências no Sirc.
A Dataprev trata de assuntos pertinentes a suportes técnicos tais como
indisponibilidade, instabilidade e erro sistêmico.
Nos colocamos à disposição para eventuais dúvidas.
Brasília, 27 de outubro de 2020.
Atenciosamente,
Equipe INSS